Viver
Coimbra entra na corrida pela Capital da Cultura
Leiria já não está sozinha, na zona Centro, na corrida pela realização da Capital da Cultura 2027. No domingo, o presidente da Câmara de Coimbra oficializou, na presença do ministro da Cultura, a intenção de candidatar a cidade.
O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, anunciou formalmente, no domingo a intenção de o município ser candidato a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O autarca aproveitou a presença do ministro da Cultura, no Museu Nacional de Machado de Castro, para fazer a tomada de intenção. Castro Mendes, na fotografia, considerou a candidatura “muito forte”.
“Coimbra é uma cidade da Cultura, com a primeira universidade, com as cortes, com os reis”. “Tem toda uma tradição. A candidatura de Coimbra faz todo o sentido. É um eixo e um paradigma da nossa Cultura”, elogiou.
Castro Mendes lembrou ainda existência de outras candidaturas, como a de Leiria, e garantiu que não há qualquer predeterminação na escolha. No início de Junho, Manuel Machado já tinha anunciado que a autarquia estava a trabalhar “há vários meses” para a apresentar candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.
“Pela forma como se está a preparar a ideia, permite pensar num final feliz”, afirmou o autarca.