Sociedade
Concelhos da região baixam preço dos passes dos transportes públicos
O valor da percentagem de redução pode ser ajustado ao longo do ano, em função da monitorização da aplicação do plano.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai reduzir em 50% o tarifário dos passes mensais dos transportes públicos municipais e intermunicipais, podendo beneficiar até dez mil passageiros.
Em comunicado, a CIMRL, que integra os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, revelou que apresentou ao Governo o seu plano de aplicação do programa de apoio à redução tarifária na Região de Leiria (PART_RL), que concretiza a redução de 50% do tarifário dos títulos mensais para transporte rodoviário.
"Estima-se que a população beneficiária da redução tarifária se situe entre os 7.500 e os 10 mil passageiros, prevendo-se que este plano entre em funcionamento em Maio de 2019, com duração até Dezembro de 2021", informa a CIMRL.
Em 2020 e 2021 a redução tarifária resultará, "não só da monitorização constante da aplicação do plano, mas também das dotações anuais que vierem a ser disponibilizadas à CIMRL".
Esta redução será aplicada aos passes municipais e intermunicipais (origem/destino dentro do território da CIMRL) e exclui os passes do transporte escolar (pré-escolar, ensino básico e secundário).
Segundo a CIMRL, o valor da percentagem de redução pode ser ajustado ao longo do ano, em função da monitorização da aplicação do plano.
Com esta medida, os passes municipais/intermunicipais interurbanos irão passar de um custo médio de 53 euros para um valor abaixo de 30 euros.
Os passes urbanos descem de 15 para 10 euros. A proposta contempla os estudantes do ensino superior (passe sub_23), que passam a ter uma dupla redução, uma vez que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, irá aplicar a redução do passe sub_23 ao valor do passe após aplicação do plano, refere a CIMRL.
Segundo a nota de imprensa, nos termos do regulamento, que ainda será aprovado, a adesão é voluntária, gratuita, automática e processa-se através da apresentação de um formulário junto dos operadores.
"A percentagem da redução, assim como os títulos abrangidos, serão definidos pela CIMRL, em função da monitorização que for efetuada à implementação do PART_RL, e pode ser sujeita a alterações ao longo do tempo. Se as alterações implicarem uma mudança no plano de aplicação da dotação do PART_RL agora apresentado, será solicitada uma modificação junto do Fundo Ambiental", refere a CIMRL.
Os passes inter-regionais (origem/destino partilhado entre a CIMRL e outras CIMs) "serão abrangidos pelo PART_RL à medida que forem celebrados os acordos/protocolos de execução com as outras CIM, sendo a percentagem de redução do tarifário dos títulos a definir, em conjunto com essas comunidades intermunicipais", informa ainda a CIMRL.
A CIMRL aprovou ainda afectar uma verba de 550 mil euros para medidas de redução tarifária e 52.500 euros em medidas de aumento da oferta/expansão da rede TUMG (Marinha Grande), POMBUS (Pombal) e Mobilis (Leiria).