Viver

Concertos do CineBanda junta filmes históricos a bandas sonoras interpretadas por filarmónicos

24 ago 2021 11:51

Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas juntas em projecto cultural

concertos-do-cinebanda-junta-filmes-historicos-a-bandas-sonoras-interpretadas-por-filarmonicos
.
Unsplash

Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas dão vida, a partir de Setembro, à iniciativa de programação cultural em rede CineBanda, cujo objectivo é melhorar a coesão territorial, valorizando dinâmicas culturais e turísticas, a partir de filmes históricos de natureza documental, sobre as realidades dos quatro municípios.

Ao longo de Setembro, haverá oito espectáculos, onde serão tocadas ao vivo composições originais criadas para o CineBanda por jovens compositores nacionais.

"Abrangendo uma área fortemente marcada por bandas filarmónicas centenárias, o CineBanda recupera a tradição da música de sopros. Cada apresentação resulta do trabalho conjunto de um grupo de músicos profissionais, que é acompanhado, em cada concelho, por número igual de músicos amadores de bandas locais, após terem trabalhado conjuntamente em residência artística", explica uma nota informativa.

As primeiras apresentações terão lugar em Leiria, no Parque das Termas de Monte Real, nos dias 3 e 4 de Setembro, pelas 21:30 horas, com entrada livre.

Seguem-se espetáculos no Castelo de Pombal, a 10 de Setembro, e na Praça de Touros de Abiul, no dia 11 de Setembro.

O Parque do Baluarte, em Peniche, recebe os concertos a 17 e 18 de Setembro, e a Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, será o local onde a digressão encerra, nos dias 24 e 25.

Os bilhetes, para os dias 3 e 4 de SAetembro, devem ser reservados através do número 244 823 600, podendo ser levantados na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva ou, no dia dos espectáculos, até às 21 horas, no Cine-teatro de Monte Real.

O CineBanda é co-financiado pelo Centro 2020, tendo como director artístico Laurent Filipe e como director musical o maestro Alberto Roque.