Desporto

“Conciliar a formação com a competição” é o tema em debate este sábado na ESECS

19 mai 2022 10:11

O semanário, que contará com a presença de figuras nacionais e internacionais, terá início às 9:30 horas

conciliar-a-formacao-com-a-competicao-e-o-tema-em-debate-este-sabado-na-esecs
“Unir a competição e a formação num ambiente desportivo saudável” será o mote da iniciativa
Ricardo Graça/Arquivo

“Como conciliar a formação com a competição” é a questão a ser debatida no sábado, às 9:30 horas, no Auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, este seminário procura reflectir sobre questões como “pode a competição ajudar na formação desportiva?”, “a formação e a competição são inconciliáveis?” e “como compatibilizar estes dois aspectos na actividade desportiva dos jovens?”, informa uma nota de imprensa.

“O impacto mediático da competição de Alto Rendimento proporciona que, actualmente, só tenham possibilidade de lhe ter acesso um baixíssimo número de jovens praticantes com elevado potencial”, constatam os organizadores, advertindo que “por outro lado, o facto de se dar muita ênfase à vitória desportiva, provoca a existência de um processo de detecção e selecção muito precoce de talentos”.

No caso de escalões de formação, isto pode levar a “um conjunto de constrangimentos e originar o abandono prematuro da prática desportiva”.

Unindo a formação e a competição “num ambiente desportivo saudável”, o evento contará com “investigadores e docentes universitários, dirigentes e gestores desportivos, responsáveis de política pública, entre outros”, de origem nacional e internacional. É esperada também, embora não tenha sido confirmada, a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia.

O Plano Nacional de Ética no Desporto, o Politécnico de Leiria, o Município de Leiria, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Leiria são alguns dos parceiros desta iniciativa.