Economia

Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português dá Medalha de Prata à Pastelaria Norte

24 nov 2022 16:53

Pastelaria da Marinha Grande é conhecida pelo pão da avó, pão de massa-mãe, broa de milho, mil-folhas e pastéis de nata

concurso-nacional-de-bolo-rei-tradicional-portugues-da-medalha-de-prata-a-pastelaria-norte
Manuel Norte, Jorge Rocha e Sara Norte mostram o Bolo Rei premiado
DR
Jacinto Silva Duro

A Pastelaria Norte, da Marinha Grande, foi premiada com a Medalha de Prata do 11.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português (Feira Nacional da Agricultura), que decorreu no CNEMA, em Santarém, a 15 de Novembro.

O bolo premiado resulta de uma receita inicialmente criada por Manuel Norte, fundador do estabelecimento e melhorada e refinada por Sara Norte, filha do fundador, e pelo marido, Jorge Rocha, que gerem desde há cinco anos o espaço, localizado junto à antiga fábrica Manuel Pereira Roldão.

Os segredos do sucesso, explica a sócia-gerente, prendem-se, essencialmente, com a selecção dos ingredientes tradicionais e nos melhoramentos aplicados na confecção por Jorge, que tem procurado aprender e melhorar as suas técnicas de trabalho, o mais possível.

Recentemente, esteve em Barcelona, Espanha, onde contactou com alguns dos melhores mestres padeiros e pasteleiros do Mundo.

O processo de formação e aprendizagem tem sido contínuo, como mostra o percurso da Pastelaria Norte no mundo dos concursos que, há cerca de três anos, já levou o bolo-rei do estabelecimento a ser considerado o 5.º melhor de Portugal, num concurso realizado pela ACIP - Associação do Comércio e da Indústria de Panificação.

“A maior razão para ficarmos contentes é este reconhecimento do nosso trabalho. Chegámos aqui com muitas, muitas horas de trabalho”, resume Sara Norte.

A pastelaria da Marinha Grande é ainda conhecida pelo seu pão da avó, pão de massa-mãe, broa de milho, mil-folhas, pastéis de nata e trabalhos em butter cream.
Manuel Norte, Jorge Rocha e Sara Norte mostram o Bolo Rei premiado