Economia

Conferência em Peniche debate economia do mar

6 jun 2022 10:18

Evento decorre esta terça-feira, dia 7, e reúne especialistas e investigadores portugueses e moçambicanos

conferencia-em-peniche-debate-economia-do-mar
Promover a investigação é um dos objectivos da iniciativa
Ricardo Graça/Arquivo

Economia do Mar - Formação, Ensino, Estágios e Certificação é o nome da conferência que se realiza esta terça-feira, dia 7, pelas 9:30 horas, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

A iniciativa é promovida por esta escola do Politécnico de Leiria e pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM) e vai reunir diversos especialistas, investigadores e actores da Economia Azul, com destaque para Joaquim Chissano, segundo presidente de Moçambique, Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, e José Maria Costa, secretário de Estado do Mar de Portugal.

A conferência, que conta com o apoio da associação gestora do Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, tem como objectivos promover a investigação, o debate e a difusão de experiências sobre a Economia do Mar em Moçambique e Portugal, e optimizar as relações com as empresas, a academia e as instituições moçambicanas e portuguesas, com foco para instrumentos de desenvolvimento como formação, ensino, estágios profissionais para os estudantes moçambicanos e certificação.

“Além desta iniciativa, existe um compromisso claro do Politécnico de Leiria para cooperação e desenvolvimento com Moçambique, visando a dinamização de acções de formação, capacitação e criação de um ecossistema de inovação em torno da Ciência e Tecnologia do Mar”, frisa o instituto em nota à imprensa.

A sessão de abertura conta com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e de Pedro Rebelo de Sousa, presidente do Conselho Geral da CCPM. Seguem-se os discursos do segundo presidente moçambicano Joaquim Chissano, de Wilson Mucocole, estudante moçambicano da ESTM, e do secretário de Estado José Maria Costa.

Inicia-se depois um debate sobre a temática da Economia Azul, com as presenças de Luís Filipe Baptista, presidente da Escola Náutica I. D. Henrique, Portela Rosa, presidente da Navalethes, Pedro Matias, presidente do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, e Ricardo Ribeiro, administrador da Ferpinta.

O encerramento da conferência está a cargo de Henrique Antunes, presidente do município de Peniche, Rui Moreira de Carvalho, presidente da direção da CCPM, Sérgio Leandro, director da ESTM, e Bernardo Ivo Cruz, secretário Estado da Internacionalização de Portugal.