Sociedade

Conselho Municipal alerta para degradação dos molhes na Nazaré

5 dez 2025 11:30

Fissuras no pavimento e deslocação de lajes são alguns dos problemas observados

conselho-municipal-alerta-para-degradacao-dos-molhes-na-nazare
.
CMN

O Conselho Municipal dos Assuntos do Porto e da Economia do Mar (CMAPEM) reuniu, quarta-feira, para analisar a situação portuária da Nazaré, identificando prioridades de intervenção ao nível da segurança marítima e da operacionalidade das infra-estruturas, informa o Município da Nazaré.

"Entre as principais recomendações dali saídas, destaca-se o pedido de avaliação técnica urgente ao estado dos molhes Norte e Sul do Porto da Nazaré, na sequência da degradação progressiva observada nos últimos anos e agravada pelas tempestades registadas desde o início do ano", prossegue a autarquia, em nota de imprensa.

"O Molhe Norte evidencia fissuras no pavimento e deslocação de lajes de betão, representando risco para pessoas, embarcações e bens", refere também.

O Conselho alertou ainda para "a acumulação de areia na entrada da barra, um fenómeno que tem condicionado a navegabilidade e a segurança das manobras portuárias, sobretudo em condições de mar adversas".

"O CMAPEM recomenda o reforço das diligências junto das entidades competentes, de forma a garantir uma actuação célere e adequada."

A reunião abordou também questões relacionadas com a manutenção do equipamento portuário, designadamente os acessos das tripulações às embarcações, bem como a avaliação da nova política de controlo de acesso ao Porto, agora sujeita a pagamento após 30 minutos de permanência.

Foi igualmente analisada a revisão da composição e do Regimento Interno do CMAPEM, assegurando maior representatividade, pluralidade e alinhamento com a realidade actual da economia do mar, incluindo os sectores da pesca, turismo náutico, aquacultura, investigação, formação e biotecnologia, informa o município.

Serafim António, presidente da Câmara da Nazaré, entende que "é necessário acompanhar, em articulação com as entidades portuárias e governamentais competentes, as situações identificadas, defendendo as condições de segurança e sustentabilidade das actividades económicas ligadas ao mar".