Sociedade
Construir brinquedos faz crescer auto-estima n’Os Malmequeres
Associação apoia deficientes intelectuais há 30 anos.
Os Malmequeres apoia deficientes intelectuais há 30 anos, permitindo-lhes tornarem-se mais autónomos e ganharem auto-estima através da construção de brinquedos em madeira, que são depois vendidos.
Além disso, os utentes levam uma ludoteca itinerante às várias escolas do 1.º ciclo e pré-escolar da região, onde contam histórias e ensinam as crianças a construir e a pintar. Apesar da instituição funcionar como um centro de actividades ocupacionais, pago de acordo com o rendimento de cada família, não é esta apenas a sua função.
Os utentes ganham uma bonificação mensal pelo trabalho que fazem, “que é condicionada pela qualidade e quantidade de trabalho produzido e pelo comportamento”, explica Edite Dinis, directora técnica e presidente da instituição.
“Mas há ganhos muitíssimo maiores: ganham auto-estima, gosto pelo trabalho, regras, saber estar com os outros e respeitá-los. A interacção entre eles também é um ganho, assim como o facto de sentirem úteis e produtivos, que algumas pessoas nem acreditam que foram eles”, acrescenta Edite Dinis.
Os utentes fazem todo o projecto do brinquedo, à excepção de cortarem a madeira. Depois de ser dado um tema, cada um apresenta uma proposta de desenho e é a partir dela que vai construir o seu brinquedo em madeira e pintá-lo. “Eles fazem todo o projecto, apenas não cortam a madeira.”
Ludoteca itinerante
A ludoteca é o projecto d’Os Malmequeres, a menina dos olhos da directora técnica e da instituição. Começou funcionar nas instala&c
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.