Viver
Conversas, cinema, visitas guiadas e exposições festejam o património imaterial no distrito de Leiria
Programa assinala os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco
Batalha, Porto de Mós, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande juntam-se à iniciativa da Direcção-Geral do Património Cultural que, a nível nacional, celebra os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco.
Na região, o programa A Festa oferece oficinas, conversas, cinema, visitas guiadas e exposições, até domingo, 22 de Outubro.
Esta sexta-feira, 20 de Outubro, em Castanheira de Pera, decorre a actividade “Do Laínte da Casconha ao Barrete de Lã: Percursos Laneiros”. E há visitas guiadas no Lagar de Azeite do Bolo, que repetem nos próximos dias.
Na Galeria do Posto de Informação e Turismo da Batalha, até 31 de Outubro, está patente a exposição À Luz dos Caracóis.
Em Pedrógão Grande, começa o 2.º Festival Gastronómico do Bucho Recheado, que prossegue até domingo.
Amanhã, sábado, 21 de Outubro, é exibido em Porto de Mós o documentário O Último Oleiro (com nova projecção no domingo).
Na Batalha, o museu MCCB acolhe a tertúlia “Materialidade e Imaterialidade da Imagem de Nossa Senhora do Fetal: Entre o Milagre, a Devoção e a Arte”, com Marco Daniel Duarte, historiador de arte e director do departamento de património cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Domingo, 22 de Outubro, também no MCCB, decorrem as oficinas pedagógicas “As Luzes da Festa” e há visita orientada pelas pessoas da aldeia ao Reguengo do Fetal.
Em vários dias, em Figueiró dos Vinhos, tem lugar a acção “Na Senda das Tradições”.