Economia

Covid-19: 35% dos trabalhadores do mobiliário em lay-off no final de Abril

1 abr 2020 14:05

“Pico de empresas absolutamente paradas, sem qualquer produção”, está previsto para o final deste mês

covid-19-35percent-dos-trabalhadores-do-mobiliario-em-lay-off-no-final-de-abril
Sector assegura cerca de 50 mil postos de trabalho
Ricardo Graça/Arquivo

No final de Abril, aproximadamente 17.870 trabalhadores da indústria da madeira e mobiliário estarão “brutalmente afectados” com os impactos da pandemia, uma vez que “dependem de empresas que estarão encerradas” nessa altura, “com recurso a lay-off total”.

Trata-se de 35% do emprego do sector, que assegura cerca de 50 mil postos de trabalho directos, explica a AIMMP, associação que representa esta indústria, que promoveu um inquérito para perceber os impactos que as empresas registam agora e num cenário a vários meses.

Em Abril e Maio, cerca de 50% das empresas inquiridas vão recorrer ao lay-off, parcial ou total. “O pico de empresas absolutamente paradas, sem qualquer produção”, está previsto para o final do corrente mês.

A 31 de Maio, 38% das empresas inquiridas ainda estará encerrada ou a laborar a menos de 25% da sua capacidade e outras 66% a trabalhar a menos de metade da capacidade instalada, “o que realmente é um cenário catastrófico”.

A AIMMP inquiriu para cenários a um, três e seis meses, concluindo que a evolução do volume de negócios “vai piorar progressivamente, e que o pessimismo das empresas aumenta”.

Por outro lado, as empresas estimam uma redução da liquidez ainda mais acentuada do que a do volume de negócios.