Covid-19

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir acompanhantes e visitas

15 fev 2022 12:49

As visitas em Áreas Dedicadas Covid-19 devem ocorrer “preferencialmente via contacto telefónico e/ou videochamada”

covid-19-centro-hospitalar-de-leiria-volta-a-permitir-acompanhantes-e-visitas

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai retomar a entrada de acompanhantes, cuidadores ou visitas nos diversos serviços, dentro de um horário estipulado e ainda com número de pessoas limitado.

Nos serviços de internamento, as visitas são realizadas diariamente entre as 12 e 20 horas, restringindo-se a uma visita por doente, com a duração de 30 minutos, informa uma nota do CHL.

A excepção são o serviço de Medicina Intensiva, cujo horário de uma visita por doente é das 19 horas às 19:30 horas e nas unidades de Cuidados Agudos Polivalente (UCAP) e de Cuidados Intensivos (UCIC), que permite uma visita por doente entre as 18 e as 20 horas, com limite de meia hora.

No internamento de Obstetrícia, não há limite de tempo, mas a visita decorre entre as 12 e as 17 horas, com a permissão de uma única pessoa junto da doente. Na Unidade de Internamento de Doentes em Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP) está autorizada a visita de três familiares por utente por dia, por marcação, em horas desfasadas, com a duração de 30 minutos, entre as 16 e as 17:30 horas.

No caso de doentes em situação especial, deverá existir possibilidade de alargar este período, situação que deverá ser avaliada pela direção do serviço ou chefia de enfermagem, ou quem a substitua, analisando caso a caso, refere ainda a nota.

Na Urgência Pediátrica, Internamento de Pediatria e Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos é permitida a permanência do acompanhante 24 horas por dia e, adicionalmente, no internamento e na UCEP está ainda autorizada uma visita por dia, durante 30 minutos, entre as 12 e as 20 horas, neste caso os pais não têm limite de tempo.

Relativamente ao bloco de partos, “é reconhecido à mulher grávida o direito de acompanhamento durante todas as fases do trabalho de parto, por qualquer pessoa por si escolhida, desde que o obstetra e anestesiologista não identifiquem contraindicações clínicas”.

As visitas em Áreas Dedicadas Covid-19 devem ocorrer “preferencialmente via contacto telefónico e/ou videochamada”, conforme definido no protocolo “Apoio à Família em Situação de Pandemia covid-19”.

Os visitantes e acompanhantes de doentes internados continuam a ter de apresentar comprovativo de vacinação há pelo menos 14 dias com dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 ou resultado negativo de um Teste Rápido de Antigénio (TRag), realizado até 24 horas antes, de um TRag em modalidade autoteste devidamente certificado por um profissional de saúde, realizado até 24 horas antes, ou de um teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita.

Em alternativa, poderá ainda ser realizado um TRag em modalidade autoteste, supervisionado por responsáveis designados para o efeito, no momento do acesso às unidades do CHL, e válido para o próprio dia ou certificado digital de recuperação.

Todas as recomendações de prevenção e controlo de infeção devem ser cumpridas, tais como etiqueta respiratória, utilização correta da máscara cirúrgica, higienização frequente das mãos e não utilizar as instalações sanitárias dos utentes internados.

O conselho de administração do CHL adianta que estas medidas serão atualizadas sempre que as circunstâncias o justifiquem.