Covid-19

Covid-19: Mira de Aire tem 40% dos alunos em casa devido à pandemia 

20 jan 2021 15:27

Câmara de Porto de Mós já solicitou o encerramento das escolas da freguesia. Uma semana depois do pedido, a situação “continua em avaliação”.

covid-19-mira-de-aire-tem-40percent-dos-alunos-em-casa-devido-a-pandemia
Na freguesia de Mira de Aire, “continuam a surgir, diariamente, novos casos”.
DR
Maria Anabela Silva

Em Mira de Aire, cerca de 40% dos alunos estão em casa devido à pandemia, situação que levou a Câmara de Porto de Mós a pedir o encerramento das escolas da freguesia. 

Segundo o presidente da Câmara, Jorge Vala, de um total de 428 alunos (do pré-escolar ao secundário), há 165 que se encontram no domicílio, “seja por estarem positivos, seja por se encontrarem em isolamento profilático”, o mesmo acontecendo com 19 professores e oito funcionários.

O autarca adianta que, entre a comunidade escolar, existem “pelos menos 25 casos” de Covid-19, sendo que na freguesia “continuam a surgir, diariamente, novos casos”. 

Em declarações ao JORNAL DE Leiria, Jorge Vala defende que “não há condições para que as escolas continuem a funcionar”, revelando que, já na semana passada, pediu às autoridades competentes o confinamento de toda a comunidade escolar. Uma semana depois, “dizem que a situação continuam em avaliação”.


Esta quarta-feira, a Câmara foi informada que a comunidade escolar vai ser testada por iniciativa do Ministério da Educação. Jorge Vala frisa que o Município já tinha disponibilizados teses, há duas semanas, “mas a Autoridade de Saúde não tem recursos humanos para o fazer”.