Covid-19

Covid-19: Pombal cria plataforma de georreferenciação de ocorrências

21 mar 2020 14:00

A creche de referência para os filhos de trabalhadores de serviços essenciais é a Casa da Criança

covid-19-pombal-cria-plataforma-de-georreferenciacao-de-ocorrencias
Câmara de Pombal tem activo plano de emergência nacional
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Pombal anunciou a criação de uma plataforma, pioneira a nível nacional, de georreferenciação de ocorrências, que será partilhada pelas várias entidades e que permitirá monitorizar, em tempo real, a evolução da situação do surto de Covid-19 no concelho.

Após reunião com a Comissão Municipal de Protecção Civil Restrita, a autarquia refere que está a ser avaliada e planeada a resposta às necessidades de apoio social existentes, assim como a capacidade de resposta das juntas de freguesia nos apoios que têm prestado à população e o funcionamento dos postos de abastecimento de bens essenciais.

Na sequência da activação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, que ocorreu ontem, o briefing diário de acompanhamento e monitorização da situação contou hoje com a participação do Delegado de Saúde, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários e representante das Juntas de Freguesia, refere uma nota de imprensa.

A reunião teve como principal foco a boa articulação entre as entidades, nomeadamente no que diz respeito à partilha de informação, no sentido de actuar eficazmente perante a existência de casos suspeitos ou confirmados.

O Município tem vindo a manifestar a sua disponibilidade para reforçar as equipas de saúde, no sentido de conter os perímetros de contágio. Nesse sentido, dotou já os profissionais do Centro de Saúde com 50 telemóveis e manifestou a disponibilidade para que técnicos do Município possam auxiliar nos contactos com quem tenha convivido com as pessoas cuja infeção se confirmou.

A autarquia recorda ainda que a creche de referência para os filhos de trabalhadores de serviços essenciais é a Casa da Criança, da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, refere uma nota de imprensa da Câmara de Pombal.