Covid-19
#covid19pt Desde Março, distrito de Leiria regista 526 casos positivos de infecção pelo coronavirus
Dados apresentados foram validados pelo CDOS, às 00:05 horas, de hoje, dia 18 de Junho
Como era de esperar, o relatório de hoje do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) faz a contabilização dos 29 utentes e dez funcionários do Lar de Aljubarrota que testaram positivo à infecção por Covid-19, engrossando o número de casos que, nos últimos dias, não pára de crescer no distrito.
Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, reconhece tratar-se de uma situação “preocupante” e adianta que, entre as famílias dos utentes há dois casos confirmados e pelos menos um caso suspeito de Covid-19. Novos dados deverão ser comunicados ao longo do dia de hoje.
Dos 482 casos de infecção (número total de infectados identificados desde Março), do dia 15, a contabilização saltou para 526, ontem, dia 17. Mais 44 confirmações de infecção pelo coronavirus, em apenas 48 horas.
Desde Março, a contabilidade total de casos no distrito é a seguinte:
(Nota: atendendo a que, por questões de confidencialidade a DGS não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções, quando o número é inferior a três, a diferença, excluindo os óbitos, revela o número de casos activos.)
Leiria, concelho com maior número de doentes por Covid-19, mantém o número de casos positivos identificados. São 97, com 88 recuperados.
Alcobaça ultrapassou Caldas da Rainha e tem agora 94 casos identificados de Covid-19 (ontem, eram 69) e 38 recuperados.
Caldas da Rainha mantém, desde ontem, os 86 casos de infecção testados positivo, 31 recuperados, três óbitos e 52 casos activos.
Segue-se Pombal, com 83 casos de infecção testados positivo (mais um desde ontem), 56 recuperados, dez óbitos e 17 casos activos.
Peniche tem 33 casos de infecção testados positivo (mais um do que ontem) e nove recuperados. O Bombarral apresenta 29 casos de infecção testados positivo e cinco recuperados.
Alvaiázere apresenta 27 casos de infecção testados positivo, 22 recuperados, cinco óbitos e nenhum caso activo.
A Marinha Grande conta com 18 casos de infecção testados positivo e 15 recuperados.
Segue-se Óbidos com 13 casos de infecção testados positivo, três recuperados e dez casos activos.
O relatório mostra que Porto de Mós tem 12 casos de infecção testados positivo e oito recuperados.
Já Ansião conta com nove casos de infecção testados positivo, sete recuperados e dois casos activos.
O fundo da tabela, estão a Batalha, com oito casos de infecção testados positivo, seis recuperados e dois casos activos; Figueiró dos Vinhos, com sete casos de infecção testados positivo e seis recuperados; a Nazaré com cinco casos de infecção testados positivo e um recuperado; Pedrógão Grande com quatro casos de infecção testados positivo, quatro recuperados e nenhum caso activo de infecção e, por fim, Castanheira de Pera, com um testado positivo, um recuperado e sem casos activos.
No total do distrito de Leiria, há 29 mortos, situação que se mantém desde o dia 15 de Junho.
Em Ourém, no distrito de Santarém, o Município reporta agora 50 casos confirmados, 46 recuperados e quatro activos. São os mesmos números apresentados desde há uma semana.