Sociedade
Cozinha para todos ensina a tirar partido dos alimentos
Juncal recebe donativo da Missão Sorriso
O projecto Cozinha para Todos, do Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ), em Porto de Mós, vai ensinar as famílias, sobretudo as mais carenciadas, a tirar partido dos nutrientes dos alimentos. Este plano foi um dos seleccionados da Missão Sorriso, que irá dar um apoio de 13.120 euros.
Ana Duarte, nutricionista desta instituição, adianta que o objectivo do projecto é “promover a autonomia familiar na escolha e confecção dos alimentos, transmitindo conhecimentos e competências de gestão do orçamento familiar, nutrição e culinária”.
“As famílias poderão tirar partido de alguns alimentos e a forma de os conjugar com os parcos recursos económicos que possuem. Por exemplo, na semana em que não têm carne ou peixe, podem comer arroz com feijão”, sugeriu, ao afirmar que a composição nutricional é idêntica.
Destinado a famílias carenciadas, Ana Duarte afirma que estão, neste momento, 64 agregados familiares inscritos, que incluem cerca de 80 crianças, entre os 6 meses e os 15 anos. A sinalização foi efectuada pela Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
O Centro Paroquial vai desenvolver o projecto através da organização de workshops teóricos, onde serão abordadas a “higiene na confecção dos alimentos, a rotulagem e as necessidades específicos para cada faixa etária”, e sessões práticas, onde serão elabora
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.