Economia

Crescimento e sustentabilidade em debate amanhã em Pombal

9 nov 2021 09:35

Iniciativa insere-se nas comemorações do Dia do Município – Festas de São Martinho, que decorrem entre amanhã e domingo

crescimento-e-sustentabilidade-em-debate-amanha-em-pombal
Turismo e emprego qualificado serão dois temas em análise
Ricardo Graça

Os desafios do desenvolvimento de Pombal vão estar em debate na conferência que decorre amanhã, dia 10, a partir das 15 horas, no mini-auditório do Teatro-Cine de Pombal, numa parceria entre a Câmara Municipal e o jornal Vida Económica.

A conferência terá início com o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, que abordará o tema Os desafios de desenvolvimento de Pombal, seguindo-se a intervenção do jornalista (ex-director-geral da SIC) Luís Marques, sobre As oportunidades de reindustrialização.

O potencial do turismo de Pombal é o tema que estará a cargo de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, enquanto Paula Vaz, directora do Centro de Emprego e Formação de Leiria, e Jorge Vieira Silva, director-geral da Escola Tecnológica Artística Profissional de Pombal, falarão sobre emprego qualificado e formação profissional.

Por sua vez, Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), abordará o tema O financiamento da economia local e regional.

A iniciativa encerrará com uma mesa-redonda de debate sobre o crescimento sustentável em Pombal, com as participações de empresários instalados no concelho: Carla Freitas (Controlpom), Matilde Marques (DMDI Eyewear Solutions), José Valente (Iber-Oleff), Ricardo Vieira (Reynaers Aluminium), Guilherme Mello Portugal (Finerge) e Horário Mota (presidente da Associação Comercial e de Serviços de Pombal), com moderação de João Luís de Sousa, director do jornal Vida Económica.

A conferência Crescimento e Sustentabilidade na Região de Pombal surge num momento em que o executivo municipal “está focado no desenvolvimento económico do concelho, com a preocupação em fixar pessoas no território”, informa a Câmara.

“Nós assumimos esta componente do desenvolvimento económico como fundamental na nossa estratégia para fixar pessoas e criar valor”, refere o presidente da Câmara, frisando que só desta forma “podemos ter mais empresas, mais indústrias, mais emprego qualificado, que consigam depois ser foco de atracção de talento para o nosso território”.