Sociedade

Criadas 49 novas vagas para creche em Fátima e Ourém

6 set 2022 09:04

Vagas criadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social vão suprir "grande parte" das necessidades do concelho nesta valência.

criadas-49-novas-vagas-para-creche-em-fatima-e-ourem
Reforço de vagas em creche nas duas cidades do concelho
Ricardo Graça/Arquivo

O concelho de Ourém vai ganhar, este ano lectivo, quase 50 novas vagas em creche.

Destas, 32 serão disponibilizadas pelo Centro Infantil Santa Maria de Leuca, em Fátima. As obras com vista à criação de duas novas salas de creche na instituição deverão ficar concluídas dentro de dois meses, segundo informou o presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque, durante a última reunião de câmara, realizada esta terça-feira, na qual o executivo aprovou um apoio de 38 mil euros, que corresponde a 25% do total da obra.

Por seu lado, a APDAF - Associação para a Promoção e Dinamização de Apoio à Família, em Ourém, irá dispor de mais 17 vagas em creche. Segundo Luís Albuquerque, as obras nesta instituição já estão em fase final, a aguardar vistoria da Segurança Social.

Com as vagas agora criadas, "ficam supridas grande parte das necessidades" do concelho nesta resposta social, afirmou Luís Albuquerque, em declarações aos jornalistas, proferidas no final da reunião de câmara, realizada esta segunda-feira.

O problema da falta de creche ganhou visibilidade pela voz de um grupo de mães que, na sessão de Assembleia Municipal (AM) de 25 de Abril deste ano, reclamou a intervenção da autarquia na resolução da "grave lacuna".

Já depois dessa intervenção, o presidente da AM de Ourém, João Moura, enviou uma exposição ao Centro Distrital de Santarém da Segurança Social a alertar também para a falta de creches no concelho.