Sociedade
Crianças aprendem língua gestual e braille a brincar
Projecto Ekui adoptado em Centro Infantil dos Pousos, em Leiria.
O desafio poderia ser simples se os finalistas do Centro Infantil do Centro Social e Paroquial dos Pousos tivessem apenas de identificar o seu nome, espalhado num tapete no chão, entre os dos colegas de turma. Mas tornou-se mais complexo quando tiveram de reproduzir a letra inicial em língua gestual, perante adultos que não conheciam.
Mais tímidas ou mais descontraídas, todas as crianças envolvidas no projecto Ekui – Por um mundo sem barreiras na comunicação passaram com distinção no “teste”.
Apesar de terem tido poucas aulas com a terapeuta da fala, Inês Lopes, a lição estava estudada na ponta da língua. Quem é o Ekui? “É um elfo!” Onde mora? “Na floresta mágica!” O que é que nos ensina? “A língua gestual!” Para quê? “Para podermos comunicar com as pessoas cegas!” Cegas? “Surdas!” E também nos ensina…
“Braille, para podermos comunicar com as pessoas cegas!” E os bonequinhos? Como a pergunta era mais difícil, a resposta foi dada pela própria técnica. “Ensinam-nos a pôr a boca correctamente para dizermos os sons.”
Através do recurs
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.