Saúde

CUF Leiria cria Unidade da Família para complementar falta de médicos

11 jul 2026 13:30

Responsável considera que é uma valência que a CUF pretende integrar no Sistema Nacional de Saúde

cuf-leiria-cria-unidade-da-familia-para-complementar-falta-de-medicos
Serviço já está em funcionamento
Ricardo Graça/Arquivo

O Hospital CUF Leiria tem em funcionamento desde há cerca de duas semanas a Unidade da Família, que pretende ser um complemento à falta de médicos de Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ana Carolina Cruz explica ao JORNAL DE LEIRIA que é uma valência que a CUF pretende integrar no Sistema Nacional de Saúde, “não no sentido de ser concorrente, mas na lógica da complementaridade”.

“Sabemos que as pessoas não têm acesso a médico de família no SNS e esta pode ser uma solução, que a CUF disponibiliza em algumas das suas clínicas e hospitais”, acrescenta a coordenadora deste serviço.

Leia mais: Primeiros serviços do Hospital CUF Leiria já estão em funcionamento

Reconhecendo que esta é uma valência para quem tem condições económicas para tal, Ana Carolina Cruz sublinha que a Unidade da Família funciona de forma idêntica às Unidades de Saúde Familiares do SNS.

“O médico irá acompanhar uma família ao longo da vida, com respostas na área da saúde da mulher e infantil e na vigilância das doenças crónicas, como a hipertensão ou a diabetes”, revela.

Para a responsável, os clientes que pertencem à Unidade da Família têm uma equipa dedicada de médico, enfermeiro e administrativo e facilidade na marcação de exames complementares de diagnóstico.

Leia mais: Presidente da Câmara de Leiria afirma que CUF amplia oferta de cuidados de saúde