Sociedade

Cuidados de saúde em territórios de baixa densidade discutidos em Ansião

20 fev 2023 12:10

Conferência S@úde+Perto realiza-se esta quinta-feira, dia 23, no Centro de Negócios de Ansião

cuidados-de-saude-em-territorios-de-baixa-densidade-discutidos-em-ansiao
Evento sobre saúde decorre no Centro de Negócios de Ansião
Ricardo Graça/Arquivo

O papel dos cuidados de saúde de proximidade nos territórios de baixa densidade populacional e a importância da tecnologia na saúde serão temas em destaque na conferência S@úde+Perto, que decorre esta quinta-feira, dia 23, pelas 9:30 horas, no Centro de Negócios de Ansião.

Organizado pela Fundação de Nossa Senhora da Guia – Hospital de Avelar, pela NOS e pela HopeCare, no encontro serão apresentados os resultados intermédios do S@úde+Perto – um projecto que visa a telemonitorização de 500 doentes crónicos idosos de seis municípios da região centro, através de dispositivos de telessaúde que usam a rede 5G da NOS, informa uma nota de imprensa.

Segundo explica a nota, este projecto baseia-se no acompanhamento de uma equipa de profissionais de saúde, que regista remota e permanentemente, os sinais dos utentes, de forma a prever situações de agravamento agudo de doença, permitindo agir de forma imediata e reduzindo episódios de urgência e internamentos hospitalares.

A abertura do evento será da responsabilidade de Fátima Fonseca, da direcção executiva Serviço Nacional de Saúde. Segue-se, pelas 10 horas, o painel A reforma do SNS – Cuidados de saúde de proximidade em territórios de baixa densidade populacional, a cargo de Carlos Santos, presidente do Centro hospitalar e Universidade de Coimbra, Victor Bernardo, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal interior norte, Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Isabel Damasceno, presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Fátima Fonseca.

Pelas 11:15 horas, debater-se-á Cuidados de saúde de proximidade – humanização e integração, com as intervenções de Delfim Rodrigues, coordenador do programa nacional de hospitalização domiciliária, Adelaide Belo, da Portuguese association for integrated care, e Carlos Neves Martins, ex-presidente do Centro Hospitalar Universidade Lisboa Norte.

Uma hora depois será abordado O sector social da saúde – Inovar serviços de apoio domiciliário – Projeto MAiSAD – PIS Parcerias para o impacto, que terá como oradores, João Paulo Pedrosa, director do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Manuel Caldas de Almeida, vice-presidente da União das Misericórdias, José Pena do Amaral, administrador do BPI – Fundação ‘la Caixa’, e Alexandra Neves, do Portugal Inovação Social da região centro.

Após a pausa para almoço, realiza-se o painel sobre O papel da tecnologia na saúde. O tema será discutido por Manuel Eanes, membro do conselho executivo da NOS, Rui Gomes, director de sistemas de informação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, José Paulo Carvalho, fundador e membro do conselho executivo HopeCare SA, e de António Cunha, director executivo Automatics Lab Instituto Pedro Nunes.

A sessão de encerramento, prevista para as 16:15, ficará a cargo de Carlos Miguel, secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.