Sociedade
Da guerra na Ucrânia para paz em Leiria à boleia de muita solidariedade
Leiriense ajudou companheira ucraniana a resgatar filhos pela fronteira com a Roménia
Quarta-feira, 2 de Fevereiro de 2022. Mário Brilhante, Hanna Klapiichuk, Daniil Yakovliev e Yosyp Yakovliev tomam juntos o pequeno-almoço numa quase normal rotina familiar, mas há apenas três dias os rapazes, adolescentes de 14 e 13 anos respectivamente, iniciavam a fuga da Ucrânia até à fronteira com a Roménia, enquanto Mário e Hanna corriam de Leiria para lá, para os ir buscar.
Há algum tempo que o casal acompanhava à distância os desenvolvimentos de uma guerra iminente e já havia intenção de trazer os filhos de Hanna para Leiria, no final do ano lectivo, pelo que os passaportes de Daniel e Yosup estavam pedidos, mas com o país já em guerra, não havia garantias de os terem tão cedo e a urgência de agir instalou-se quando perceberem que as fronteiras começavam a ficar totalmente congestionadas.
No sábado, enquanto um amigo ucraniano iniciava movimentações para encaminhar os rapazes para a fila de refugiados que se dirigiam à fronteira com a Roménia, Mário Brilhante, já com voos comprados de Lisboa para Viena, na Áustria, contactava todas as embaixadas possíveis para garantir que mesmo sem passaportes conseguiriam tirar os rapazes do país. Foi a embaixada portuguesa na Roménia que acabou por garantir ajuda.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.