Economia

Debate sobre descarbonização da indústria em Leiria

18 mai 2022 15:15

Conferência, no âmbito do projecto Greenovet, tem lugar sexta-feira de manhã no edifício Nerlei

debate-sobre-descarbonizacao-da-industria-em-leiria
"Descarbonização constitui um dos maiores desafios que se colocam, actualmente, ao sector industrial"
DR

Roteiros de descarbonização da indústria e capacitação de empresas é o tema de uma conferência, organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria que decorre amanhã, a partir das 9:30 horas no edifício da Nerlei, em Leiria.

A acção realiza-se no âmbito do projecto Greenovet, que pretende desenvolver, na Europa, a excelência no ensino profissional (VET) “numa matéria indispensável como é o caso da inovação verde (Green Innovation).”

A descarbonização constitui um dos maiores desafios que se colocam, actualmente, ao sector industrial. A integração e adopção de energias alternativas é parte integrante da dimensão transição climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa alavancar a descarbonização do sector industrial e empresarial, bem como promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos”, aponta uma nota à comunicação social.

Nesta sessão, os oradores convidados vão partilhar a sua visão sobre o impacto desta “importante temática” para o futuro das empresas em sectores como, por exemplo, a cerâmica e o vidro que têm sido particularmente afectados com a escalada dos custos energéticos.

Serão dadas a conhecer, também, as condições de acesso às candidaturas para atribuição de incentivos à descarbonização da indústria.

Um outro momento de destaque do evento será a apresentação do Centro de Excelência Vocacional (CoVE) para a Inovação Verde, em Leiria.

Escolas, empresas e associações empresariais – a maioria da região de Leiria – são parceiras deste CoVE, permitindo a conexão e a partilha de conhecimento na área da sustentabilidade ambiental e económica.

O CoVe, bem como esta conferência, integram o projecto Greenovet. Estendendo-se até 31 de Outubro de 2024, este projecto tem um orçamento total de quase 4,4 milhões de euros, dos quais o financiamento da União Europeia ascende a mais de 3,5 milhões.

O Greenovet une as regiões de Styria (Áustria), Vaasa (Finlândia), Skopje (República do Norte da Macedónia) e Leiria (Portugal).

Funcionando numa lógica de consórcio, as quatro vão definir planos de formação para docentes e alunos, criar cursos piloto e constituir Centros de Excelência Vocacionais nas áreas da ecologia e do ambiente.

Em Portugal, o consórcio é liderado pelo Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria e a Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP), integrando ainda escolas profissionais, empresas e associações empresariais.