Sociedade

Deputados do PS de Leiria lamentam "oportunismo" do PSD e garantem que "não há desnorte" no hospital de Leiria

21 out 2021 17:57

Mais 400 profissionais de saúde do que em 2015, quando governava o PSD

deputados-do-ps-de-leiria-lamentam-oportunismo-do-psd-e-garantem-que-nao-ha-desnorte-no-hospital-de-leiria
O PS diz ter a “sorte de ter como secretário de Estado Adjunto e da Saúde o leiriense António Lacerda Sales"
Ricardo Graça/Arquivo

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria acusaram hoje os parlamentares do PSD de “oportunismo” e de “denegrirem” o Serviço Nacional de Saúde, respondendo à carta aberta enviada ao secretário de Estado e Adjunto da Saúde.

“É lamentável que, depois do Serviço Nacional de Saúde ter dado prova da sua vitalidade durante o combate à pandemia e de procurar continuadamente soluções para continuar a robustecê-lo, haja quem esteja sempre a tentar, por motivos politicamente oportunistas, denegrir um serviço que esteve à altura dos mais recentes e brutais desafios com que a saúde foi confrontada”, responderam os socialistas, numa carta aberta dirigida aos sociais-democratas.

Os parlamentares do PS acrescentam na missiva que, “o momento excepcional e exigente” que se vive em Portugal e no mundo, “exige de todos os cidadãos um sentido de responsabilidade e compromisso a que ninguém deve ser alheio”.

“Muito menos os deputados/as democraticamente eleitos. A estes pede-se que estejam à altura do que o país clama e merece”, acrescentam.

Os socialistas sublinham que “não há nenhum desnorte no Centro Hospitalar de Leiria, há profissionais empenhados em prestar os melhores cuidados de saúde às populações” e garantem que o “PS estará sempre do outro lado, do lado do SNS, que ergueu, e para o qual continua a trabalhar e a defender intransigentemente”.

Segundo os deputados do PS, o Centro Hospitalar de Leiria tem hoje “mais 400 profissionais de saúde do que em 2015, quando governava o PSD”.

“É um reforço de 22%, que abrange todas as categorias profissionais. Mais 266 médicos, dos quais 64 especialistas, mais 189 enfermeiros e mais 58 assistentes operacionais. Foram os Governos do Partido Socialista que os contrataram. Vamos continuar esse caminho de reforço”, refere a mesma carta.

O PS salientou também que tem a “sorte de ter como secretário de Estado Adjunto e da Saúde o leiriense António Lacerda Sales, um profissional de saúde que tem estado sempre na linha da frente do combate à pandemia, e que tem sido o interlocutor do Ministério da Saúde junto das ordens e sindicatos, com quem nunca deixou de procurar um diálogo e soluções para as dificuldades”.

Para os socialistas, o “reconhecimento do seu trabalho pelos portugueses em geral é notório, e pelos leirienses, em particular, também, como se viu nas últimas eleições autárquicas em que foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Leiria, de forma inequívoca, o que orgulha e engrandece a região e o Partido Socialista”.

“Certamente não deixará de continuar a cumprir as funções que lhe foram confiadas sem as confundir como, de forma vil, os signatários da lamentável carta aberta, a que ora respondemos, quiseram fazer. Felizmente, a melhor resposta foi-lhe dada pelos eleitores no passado dia 26 de setembro”, rematam os deputados Elza Pais, Sara Velez, Joel Bouça Gomes e Jorge Gabriel Martins, que subscrevem a missiva.