Sociedade

Deputados do PSD eleitos por Leiria perguntam ao Governo que diligências efectuou face à praga de moscas

25 set 2022 16:42

Sociais-democratas querem medidas para proteger a salubridade das comunidades

deputados-do-psd-eleitos-por-leiria-perguntam-ao-governo-que-diligencias-efectuou-face-a-praga-de-moscas

Os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria enviaram ao ministro da Acção Climática uma pergunta a questioná-lo sobre os problemas ambientais na freguesia dos Milagres.

Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte pretendem saber se o Ministério do Ambiente tem conhecimento de denúncias referentes à praga de moscas e que diligências foram "efectuadas para fiscalizar e inspeccionar as explorações causadoras desta praga, nomeadamente por parte IGAMAOT [Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] ou da APA [Agência Portuguesa do Ambiente].

"Foram tomadas medidas para proteger a salubridade destas comunidades", questionam ainda os deputados no documento enviado à Assembleia da República.

Os deputados salientam que ao "longo dos últimos meses, mas também em anos anteriores, os moradores da freguesia dos
Milagres, em Leiria, têm-se queixado de uma praga de moscas, que coloca em risco a saúde pública e ameaça a salubridade da comunidade".

"É alegado que são provenientes das explorações agropecuárias e avícolas que se localizam no território e que incumprem normas sanitárias e ambientais. O problema tem sido persistente e são necessárias soluções que garantam a qualidade de vida destas populações", referem ainda.