Sociedade

Desafios do território em debate na Batalha

10 mar 2023 10:15

Comunidade do projecto “Balcão Único do Prédio” reúne-se para discutir o desafio de transformar o conhecimento do território em valor para o País com recurso ao digital

desafios-do-territorio-em-debate-na-batalha
BUPi é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios e terrenos rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português
DR

Debater como ultrapassar o desafio de transformar o conhecimento do território em valor para o País, através de uma visão estratégica e inovadora, colaborativa e consolidada, com recurso ao digital, é o objectivo do encontro anual do projecto Balcão Único do Prédio (BUPi), agendado para o dia 26 de Abril, na Exposalão da Batalha.

Sob o mote “Mapear o Futuro – Conhecer. Valorizar. Inovar”, o encontro vai reunir toda a comunidade do projecto BUPi, bem como várias entidades do sector público, ao nível da administração central, local e regional, do sector privado, do meio académico e da comunidade científica, os cidadãos e o poder político.

Entre as 09h00 e as 17h00 vão realizar-se quatro painéis de discussão, onde mais de 20 oradores vão abordar, entre outras questões, o BUPi e o PRR no quadro da reforma de políticas públicas territoriais e o papel da tecnologia no suporte e aceleração da transição climática. Além dos painéis de discussão, será feito um balanço dos resultados alcançados pelo projecto.

Um dos destaques do evento será também a cerimónia de atribuição dos Prémios BUPi 2022, criada com o propósito de reconhecer publicamente os principais interlocutores e impulsionadores do BUPi ao serviço dos cidadãos e empresas.

Criado em 2017, enquanto projecto-piloto em 10 municípios, o BUPi tem alavancado a sua presença nos municípios sem cadastro predial desde o início de 2021, altura em que se deu início à expansão do projecto.