Viver

Despesas das câmaras em actividades culturais e criativas estão a aumentar

23 dez 2022 15:00

Nos 16 concelhos do distrito de Leiria, mais Ourém, o valor aplicado pelos municípios em actividades culturais e criativas, no ano passado, ascendeu a 25,2 milhões de euros, mais 5,8% do que em 2020

despesas-das-camaras-em-actividades-culturais-e-criativas-estao-a-aumentar
Em 2021, o Município de Leiria voltou a apoiar vários festivais na cidade
Ricardo Graça/Arquivo

As despesas da Câmara Municipal de Leiria em actividades culturais e criativas caíram no ano passado para 5,9 milhões de euros, menos 1,1 milhões do que em 2020, um recuo de 16,3% influenciado pela diminuição das despesas de capital e apesar do aumento das despesas correntes.

A nível nacional, e segundo a publicação Estatísticas da Cultura 2021, da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), recentemente disponibilizada, regista-se um crescimento de 4,5% das despesas em actividades culturais e criativas no conjunto das câmaras municipais, para 491,4 milhões de euros.

Por cá, no distrito, Leiria é o município em que as despesas atingem o valor mais elevado, enquanto a maior despesa média por habitante se encontra em Pedrógão Grande.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ