Viver

Dia dos Museus: canções, visitas guiadas e uma caça ao tesouro

18 mai 2023 09:31

Actividades especiais para festejar museus e monumentos em Leiria, Marinha Grande, Batalha, Alcobaça, Pombal e Ourém

dia-dos-museus-cancoes-visitas-guiadas-e-uma-caca-ao-tesouro
No Museu de Leiria, estão em agenda uma oficina de marionetas e um recital de alunos do Orfeão
Ricardo Graça/Arquivo

Visitas encenadas ao castelo e um espectáculo de ilusionismo com circo constam do programa em Leiria. É já hoje, 18 de Maio, que se assinala o Dia Internacional dos Museus. Uma oportunidade para conhecer o património através de actividades especiais, que também acontecem noutros concelhos da região.

No Museu de Leiria, com início às 10:30 horas, tem lugar uma oficina de construção de marionetas, para o público escolar, baseada nas técnicas de vara, luva, fio, teatro de sombras e varão, dinamizada pela actriz, marionetista e mediadora de educação artística Ângela Ribeiro. Repete a partir das 14:30 horas. É necessária inscrição prévia.

Pelas 18:30 horas, começa o recital Orfeão Fora de Portas, com alunos do Curso Secundário de Música do Orfeão de Leiria.

No castelo, durante a tarde, depois das 15 horas, decorrem as visitas encenadas e cantadas “ Castelo (En)Cantado”, pelo Caosarte, além da actividade “Brincar aos castelos” e da oficina sensorial “Ophelia. Prelúdio das Águas”.

Este ano dedicado ao tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, o Dia Internacional dos Museus é festejado no Moinho do Papel com o espectáculo para a infância Atchim, Atchim, Atchum, por Nadia Estadieu, que junta ilusionismo com apontamentos circenses.

Ainda em Leiria, mas no sábado, 20 de Maio, entre as 21 e as 23 horas, o Agromuseu Municipal Dona Julinha acolhe a iniciativa Noites na Eira, com canções populares portuguesas cantadas pelo grupo Cantigas na Eira.

Na Marinha Grande, hoje a noite é dedicada aos jogos de tabuleiro no Museu Joaquim Correia e no fim-de-semana há visitas guiadas e encenadas, um workshop de desenho, uma tertúlia e um ateliê infantila de pintura sobre vidro.

Na Batalha, também no fim-de-semana, a agenda inclui uma visita à vila e oficinas criativas para famílias.

Em Pombal, a companhia Teatro à Solta apresenta Ratatices no Museu de Arte Popular Portuguesa, e, no Museu Marquês de Pombal, realiza uma visita animada.

Ourém convida as crianças entre os seis e os 12 anos a passarem a noite no Museu Municipal (Casa do Administrador), de sábado para domingo; e hoje, quinta-feira, propõe visitas guiadas ao castelo e paço dos condes, onde amanhã, sexta, se realiza uma caça ao tesouro para crianças e uma visita nocturna.

Em Alcobaça, hoje é dia aberto nos museus do concelho.