Viver

Diálogo entre culturas no ciclo Fronteiras do Cistermúsica

3 nov 2023 16:45

Música no feminino volta a ser destaque em Alcobaça

dialogo-entre-culturas-no-ciclo-fronteiras-do-cistermusica
O Capdeville Ensemble actua amanhã no Cineteatro João d'Oliva Monteiro
DR

A agenda do Cistermúsica para 2023 é dedicada à música no feminino, o que volta a acontecer no ciclo Fronteiras, que começa este sábado, 4 de Novembro, com o Capdeville Ensemble a interpretar o programa Nocturno Para Constança no Cineteatro João d'Oliva Monteiro, em Alcobaça, depois das 21:30 horas.

O concerto é inspirado na vida e obra de Constança Capdeville (1937-1992).

Natural de Barcelona, mas em Portugal desde os 14 anos, Constança Capdeville é considerada uma das mais marcantes figuras da música portuguesa contemporânea e de vanguarda, que inspirou gerações. Destacou-se na ligação da pesquisa sonora com elementos do teatro. Compôs para orquestra, cinema e dança.

O ciclo Cistermúsica Fronteiras é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça e prolonga-se até 9 de Dezembro. Estão já anunciados vários espectáculos que recuperam o legado de compositoras, e, por outro lado, renovam os diálogos musicais entre culturas.

Na Sacristia Manuelina do Mosteiro de Alcobaça, a 11 de Novembro, pelas 21:30 horas, os Músicos do Tejo convidam o flautista indiano Shashank Subramanyam para um concerto intitulado Alankaar que cruza a música barroca francesa e a música clássica indiana.

Já o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresenta Música no Feminino no dia 18 de Novembro, às 19 horas, no Cineteatro João d’Oliva Monteiro, uma viagem através de peças compostas por três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.

A 2 de Dezembro, com início às 19 horas, o saxofonista Phillipe Trovão e a soprano Mariana Dionísio levam ao Museu do Vinho de Alcobaça obras de Jesús Villa-Rojo, Jean-Claude Risset, Distyle e António de Sousa Dias.