Sociedade

Diana Alves coordena ensaios clínicos de oncologia em Inglaterra

17 out 2020 12:19

Investigadora natural de Porto de Mós, está no Reino Unido desde 2011, mais propriamente na cidade de Bath, onde já fez voluntariado numa associação de apoio a sem-abrigo.

diana-alves-coordena-ensaios-clinicos-de-oncologia-em-inglaterra
Diana Alves formou-se em microbiologia e tem trabalhado na área dos ensaios clínicos
DR
Maria Anabela Silva

Formou-se em microbiologia pela Universidade de Lisboa e, conduzida pelo desejo de “contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos”, acabou por enveredar pela área dos ensaios clínicos. Natural de Porto de Mós, Diana Alves, 33 anos, trabalha actualmente numa farmacêutica inglesa (Micron Group), onde faz a monitorização e coordenação desse tipo de ensaios na área da oncologia, mas também em doenças raras e infecciosas. No Reino Unido desde 2011, já fez voluntariado numa associação de apoio a sem-abrigo.

A decisão de deixar o País aconteceu na recta final do mestrado, quando se sentiu “um pouco perdida” sobre o rumo a dar ao seu percurso. “Não sabia se queria continuar a fazer investigação, mas sabia que não queria ir para um laboratório fazer análises rotineiras”, recorda. Nessa fase de indecisão, entusiasmou-se pela terapia fágica, uma área da microbiologia que “envolve o estudo do uso de bacteriófagos, vírus 'parasitários' das bactérias, como forma de combater as mesmas, evitando o uso de antibióticos”.

Após alguma pesquisa, contactou investigadores e professores que a ajudaram a perceber que existem empresas focadas no desenvolvimento desta área. Uma delas acabou por apoiar a sua candidatura a uma Bolsa Leonardo da Vinci, que viria a conseguir, mudando-se para o Re

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ