Viver
Dias de Música Medieval no Mosteiro da Batalha em Fevereiro e Março
Oficinas, palestras, concertos e um coro comunitário
A organização lança o desafio: aprenda a construir um saltério como na Idade Média. Oficinas, palestras e concertos preenchem os Dias de Música Medieval da Batalha, que vão acontecer em 2025 nos meses de Fevereiro e Março.
Outra experiência sugerida ao público: integrar o coro comunitário.
“Cantando em Comunidade no Mosteiro da Batalha” é o mote dos Dias de Música Medieval da Batalha, que têm produção da Corda Sonora e da associação cultural Quimeras & Gárgulas. Na equipa estão elementos ligados ao primeiro Ciclo de Música Medieval de Leiria, que decorreu em 2024 no castelo, desde logo os músicos que integram o TWB Ensemble: Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira.
No programa dos Dias de Música Medieval da Batalha, estão anunciados sete episódios e a participação nas actividades é gratuita, excepto na oficina de violaria, orientada pelo luthier Orlando Trindade.
As datas divulgadas são 1, 8, 15 e 22 de Fevereiro e 1, 8 e 15 de Março.
“Melodias de Convivência”, o concerto de abertura, pelo TWB Ensemble Duo, realiza-se a 1 de Fevereiro, com início às 19h30 horas. Já o concerto de encerramento, a 15 de Março, junta o TWB Ensemble Trio com o coro comunitário.
Do programa, com direcção artística de Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, fazem também parte o workshop “Como ler manuscritos musicais medievais”, a palestra “Música da convivência através das Cantigas de Santa Maria”, a oficina “Que poema é este?”, o recital “A poesia do trovador” e a exposição interactiva Instrumentos Medievais da Ibéria.