Sociedade

Diocese demarca-se de “retiros suspeitos” em Fátima

16 jun 2023 12:12

Encontros espirituais são orientados por um alegado seminarista e por um homem que se apresenta como bispo exorcista do Vaticano

diocese-demarca-se-de-retiros-suspeitos-em-fatima

A Diocese de Leiria-Fátima emitiu uma nota esta sexta-feira, 16 de Junho, a demarcar-se dos retiros espirituais que estão a realizar-se mensalmente, num hotel em Fátima, esclarecendo que estes rituais acontecem “fora da comunhão eclesial”, facto que já foi comunicado às autoridades da Santa Sé. 

Os retiros, denominados de “Cura e Libertação”, serão orientados por um alegado seminarista, que se apresenta como amigo do Papa Francisco, e por um bispo que se intitula de exorcista do Vaticano.

Segundo o padre Jorge Guarda, vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, o jovem “não é seminarista em nenhum Seminário, nem de Portugal nem da diocese de Roma, e as fotografias que exige, ao lado do Santo Padre, “resultam de encontros acidentais, em audiências gerais”, que em nada podem servir “para credibilizar uma actividade que não está em comunhão com a Igreja”.

Em relação ao bispo, terá sido ordenado padre e prelado sem o mandato do Papa Francisco, não estando, por isso, em comunhão com a Sé Apostólica. Neste sentido, a diocese de Leiria-Fátima decidiu esclarecer publicamente que “nada tem a ver com a organização destes encontros”.