Sociedade

Diocese quer plano de formação e prevenção contra abusos

28 mar 2023 17:31

A diocese de Leiria-Fátima pretende adoptar “um guia de boas práticas para os agentes pastorais, clérigos e leigos” para prevenir e combater os abusos sexuais.

diocese-quer-plano-de-formacao-e-prevencao-contra-abusos
Projecto acção pastoral da diocese foi apresentado esta terça-feira
Ricardo Graça

A diocese de Leiria-Fátima quer colocar em prática “um plano geral de formação e prevenção” e adoptar “um guia de boas práticas para os agentes pastorais, clérigos e leigos” para prevenir e combater os abusos sexuais.

Numa nota sobre as prioridades para o próximo triénio, a diocese sublinha que, quanto “à questão específica que envolve as vítimas de abusos sexuais”, além da procura de formas de ir ao “encontro das vítimas”, todos têm “o dever de acolher, com generosidade, os menores e as pessoas vulneráveis e criar para eles um ambiente seguro, atendendo de maneira prioritária aos seus interesses”.

De acordo com dados divulgados recentemente, a diocese de Leiria-Fátima recebeu da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja uma lista de cinco nomes de suspeitos de abuso, três padres já falecidos e um leigo, entretanto, dispensado de funções por precaução.

Da lista consta ainda o nome de um outro leigo, "cuja identificação não está cabalmente determinada", mas poderá ser de alguém que também já tenha morrido.

A questão dos menores e adultos vulneráveis é uma das cinco linhas de força do projecto de acção da diocese para os próximos três anos, apresentado esta terça-feira. Os outros eixos prioritários são a caminhada sinodal, os jovens, a distribuição geográfica da diocese e a celebração do Ano Santo em 2025.

“Na prática, o percurso proposto para a diocese assume a actualidade da Igreja e pretende dar uma resposta objetiva através da realização de metas concretas”, adianta uma nota de imprensa da diocese.