Sociedade
Distrito dá vitória percentual mais expressiva a Montenegro
Nas eleições internas para a liderança do PSD, realizadas este sábado, os militantes do distrito votaram maioritariamente (58,6%) em Luís Montenegro, enquanto Rui Rio obteve 37,2% dos votos e Miguel Pinto Luz conseguiu 4,1%.
Antigo líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro foi o candidato mais votado no distrito na primeira volta das eleições internas para a liderança dos sociais-democratas. Leiria foi, aliás, o distrito onde Montenegro obteve o melhor resultado percentual no País, alcançando 58,6% da votação (756 votos), contra os 37,2% (480 votos) conseguidos por Rui Rio e os 4,1% (53 votos) obtidos por Miguel Pinto Luz.
A nível nacional, o actual líder do PSD obteve 49,2% (15.460) dos votos e vai disputar a segunda volta, marcada para o próximo sábado, com Luís Montenegro, que teve 41,5% (13.039) da votação. De fora da próxima ronda fica Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais, que obteve apenas 2,887 votos (9,2%).
Olhando para os resultados distritais, Luís Montenegro venceu em nove dos sete concelhos: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Leiria, Marinha Grande e Pombal.
Por seu lado, Rui Rio ganhou nos restantes sete concelhos: Figueiró dos Vinhos, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche e Porto de Mós.
Em Ourém, no distrito de Santarém, o candidato mais votado foi também Luís Montenegro, mas por uma diferença de apenas sete votos (88 contra os 81 registados por Rui Rio).
No distrito de Leiria, o maior número de votos alcançados por Montenegro foi em Caldas da Rainha (229) e Pombal (132), concelhos onde Rui Rio teve, respectivamente, 97 e 27 votos. Por seu lado, o actual presidente do PSD conseguiu a maior votação em Leiria, onde conquistou 99 votos - mesmo assim, menos do que Luís Montenegro (97) – e em Porto de Mós, concelho onde obteve 30 votos.