Sociedade

Distrito de Leiria entrou em Aviso Laranja devido à precipitação e perigo de cheias

12 dez 2022 15:18

Chuva será acompanhada de fenómenos extremos de vento, mantendo-se a situação até amanhã, terça-feira, à tarde

distrito-de-leiria-entrou-em-aviso-laranja-devido-a-precipitacao-e-perigo-de-cheias
A chuva forte e persistente será acompanhada de “fenómenos extremos de vento”
Atilla Bingöl@Unsplash
Redacção/Agência Lusa

A Protecção Civil alertou esta segunda-feira para a possibilidade de novas inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja devido às previsões de chuva persistente e forte.

Numa comunicação à comunicação social para o ponto de situação das ocorrências relacionadas com as fortes chuvadas que estão a afectar o País, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), André Fernandes,referiu que o agravamento do quadro meteorológico nos seis distritos vai acontecer a partir da tarde desta segunda e até terça-feira.

Os territórios de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre vão passar a Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, durante esta tarde.

A chuva forte e persistente será acompanhada de "fenómenos extremos de vento", afirmou o comandante nacional, avançando que haverá "um agravamento do vento com rajadas até 80 quilómetros por hora e localmente 120 quilómetros por hora na região sul na manhã de terça-feira".

André Fernandes disse também que a agitação marítima se mantém forte. "São expectáveis os fenómenos de inundação nas áreas urbanas e aumento dos caudais, nomeadamente nas bacias da área metropolitana de Lisboa e das ribeiras do oeste", precisou.

Por sua vez, nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, onde esta segunda-feira de manhã ocorreu um agravamento do estado do tempo, a situação vai melhorar e durante a tarde será analisada a possibilidade de desagravar o nível de alerta laranja.