Economia

Docapesca adjudica obras de 250 mil euros na lota da Nazaré

26 mai 2021 13:10

Empreitada pretende melhorar as condições do espaço e os procedimentos, com vista à certificação pela norma ISO22000:2018.

docapesca-adjudica-obras-de-250-mil-euros-na-lota-da-nazare
Intervenção justificada pela "natural degradação"
DR

O edifício da lota do porto de pesca da Nazaré vai ser requalificado. Trata-se de um investimento na ordem dos 250 mil euros que visa melhorar as condições do espaço e os procedimentos

A empreitada acaba de ser adjudicada pela Docapesca, a entidade que faz a exploração dos portos de pesca e lotas em Portugal.

Numa nota de imprensa, a Docapesca explica que estão previstas intervenções em diversas zonas da lota, nomeadamente nas áreas de primeira venda de pescado e nos espaços reservados ao público e aos trabalhadores. Haverá ainda intervenções ao nível dos equipamentos de higienização e de conservação de pescado.

A empresa sublinha que as obras procurarão “manter as pré-existências o máximo possível, respeitando o original estilo arquitectónico e construtivo e introduzindo o factor de valorização ao nível ambiental, social e económico".

A intervenção é justificada pela “natural degradação dos materiais”, mas também pela necessidade de “responder às exigências e regulamentos para a manipulação, conservação e primeira venda de pescado, com vista à certificação desta lota segundo o referencial ISO22000:2018”.

“Trata-se de um processo essencial para melhorar os procedimentos e garantir aos consumidores a existência de um sistema de segurança alimentar fiável”, realça a nota de imprensa da Docapescas.