Viver

Docente do Politécnico de Leiria lança livro sobre a BD de Bordalo Pinheiro

31 jan 2023 18:04

Quinto volume da colecção Cadernos de Bordalo, coordenados e publicados pelo Museu Bordalo Pinheiro

docente-do-politecnico-de-leiria-lanca-livro-sobre-a-bd-de-bordalo-pinheiro
A obra está à venda no Museu Bordalo Pinheiro
DR

Fazer Isto & Assignar, da autoria de Pedro Moura, docente da Escola Superior de Artes e Design da Caldas da Rainha (ESAD. CR) do Politécnico de Leiria, é o quinto volume da colecção Cadernos de Bordalo, coordenados e publicados pelo Museu Bordalo Pinheiro, com temáticas dedicadas às várias dimensões da obra e da vida do humorista.

Pedro Moura debruça-se sobre a banda desenhada de Rafael Bordalo Pinheiro, num trabalho de natureza ensaística, com um olhar panorâmico acerca de espólio público ou inédito, e ainda estudos e esboços.

O livro estuda, nomeadamente, o modo como Bordalo criou personagens-tipo, a forma como explorou a autobiografia e a reportagem e os diálogos que estabeleceu entre teatro e criação gráfica.

"Em sete capítulos centrais perscruta-se a obra de Bordalo para entender atitudes, mecanismos, recorrências, preferências e eficácias nos modos artísticos e nas inscrições sociais e políticas do autor", refere uma nota de divulgação.

"O ponto de partida é o do conceito e campo social da "banda desenhada", de que o artista foi um dos "inventores", não apenas no que diz respeito a toda uma série de estratégias formais, mas também nos modos de publicação e circulação, atitude social, e de potencialidades textuais e materiais que depois seriam seguidas e/ou abandonadas. Bordalo, tal qual outros autores que lhe foram imediatamente anteriores ou contemporâneos, estava a experimentar esta linguagem", lê-se no comunicado distribuído pelo Politécnico de Leiria.

O livro está exclusivamente à venda na loja do Museu Bordalo Pinheiro.