Viver
Dois dj's Usados com Garantia, uma filarmónica irreverente e um concerto especial em Monte Redondo
Em Monte Redondo mora a mais antiga filarmónica do concelho de Leiria, que vai a palco com dois dj's para tocar Queen, Abba e Quinta do Bill
É a primeira apresentação de “uma experiência” a que a instituição com 150 anos quer “dar continuidade”, explica o maestro Gualdino Branco, regente da Filarmónica Nossa Senhora de Piedade de Monte Redondo, a mais antiga em actividade no concelho de Leiria.
No próximo sábado, 22 de Outubro, a banda vai a palco com Miguel Chagas e Paulo Granada, a dupla de dj's Usados com Garantia.
O espectáculo acontece na sede da Filarmónica, com início pelas 22 horas, e, segundo Gualdino Branco, os músicos e os disc jockey vão percorrer um repertório que inclui temas de Queen, Abba e Quinta do Bill, tocando, por vezes, em simultâneo.
A receita obtida, proveniente de donativos, reverte para a compra de novos instrumentos, em substituição dos atuais que se encontram obsoletos.
A porta-voz da banda, Sofia Sousa, adianta que a iniciativa pretende mostrar a Filarmónica numa vertente mais moderna e “fora da caixa”.
Outro objectivo passa por “proporcionar à população um registo musical diferente e descontraído”, com canções da actualidade, numa abordagem “ousada”.
Desde o início do ano, fora das actuações nos serviços religiosos, a Filarmónica de Monte Redondo tem desenvolvido o Ciclo de Música Intemporal, com bandas pop, jazz e rock, um projecto que reforçou a vontade de apostar noutros géneros musicais, com o propósito, também, de cativar os mais jovens.
Miguel Chagas foi locutor na Rádio Comercial e é actualmente director-geral da rádio 94FM, de Leiria. Paulo Granada conta com mais de 35 anos de experiência como dj, com passagem por várias discotecas do País.
A banda Filarmónica de Monte Redondo é constituída por 34 elementos efectivos, com idades que variam entre os 7 e os 60 anos. A maioria dos músicos são estudantes universitários e do ensino secundário.