Economia

Dormidas de estrangeiros em Fátima cresceram 42%

11 jan 2018 00:00

Mais de 765 mil turistas estrangeiros dormiram na cidade no ano passado

dormidas-de-estrangeiros-em-fatima-cresceram-42-7933
Raquel de Sousa Silva

Em 2017, “ano absolutamente extraordinário”, Fátima registou um milhão de dormidas de turistas, 765.201 dos quais estrangeiros (mais 42% do que em 2016). Os números foram apresentados ontem pela Associação Empresarial Ourém-Fátima, que revelou ainda que as estimativas indicam que a cidade terá sido visitada por oito milhões de pessoas.

“É uma estimativa, suportada por aquilo que tem sido o crescimento dos visitantes em Fátima, que em 2016 recebeu cerca de seis milhões, segundo os registos do Santuário, que em breve apresentará os números de 2017”, explicou aos jornalistas Domingos Neves, presidente da Aciso.

De acordo com os dados apresentados ontem em Fátima, no ano passado a maioria dos turistas estrangeiros que pernoitaram em Fátima foram espanhóis (172.680), a que se seguiram os italianos e os polacos. A Coreia do Sul é um dos mercados emissores que mais tem crescido – mais de 20% ao ano – e os turistas desta nacionalidade representam já cerca de 54 mil noites em Fátima.

No ano passado, “e pela primeira vez”, a taxa de ocupação alcançou os 40%. Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, lembra que 2017 permitiu “afirmar Fátima como um destino turístico de referência e atingir mercados a que não estávamos a chegar”. A governante disse aos jornalistas que o turismo em Fátima ocorreu ao longo de todo o ano, e não apenas durante a visita do Papa. “Houve a capacidade de criar eventos que trouxeram pessoas todo o ano e as perspectivas para 2018 indicam que a tendência veio para ficar”.

Segundo Domingos Neves, “2017 ultrapassou as expectativas e as perspectivas para 2018 apontam para um número crescente de pedidos de reserva [nos hot&ea

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ