Economia

Dos queijos às bolachas e compotas, há novos produtos do distrito no Lidl

26 mai 2021 14:53

Entre os novos fornecedores do Lidl estão cinco empresas da região, que desde o início deste mês têm na cadeia alemã mais uma oportunidade para escoar os seus produtos

dos-queijos-as-bolachas-e-compotas-ha-novos-produtos-do-distrito-no-lidl
Beijinhos e cavacas de Pombal, queijo de Sicó, bolachas de Caldas da Rainha e compostas de Alcobaça disponíveis no Lidl
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Dona Rainha, Fábrica de Cavacas das Caldas, Quinta das Poesias, Confeitaria Vale e Prado da Sicó são as cinco empresas da região que integram o conjunto dos 35 novos fornecedores do Lidl.

No âmbito da iniciativa Da Minha Terra, a cadeia alemã “reforçou o apoio” à produção nacional, passando a ter nas suas lojas mais 46 artigos regionais.

As bolachas artesanais da Dona Rainha são um desses produtos e marcam a entrada da empresa de Caldas da Rainha no Lidl e na grande distribuição. Luís Jorge Lopes explicou ao JORNAL DE LEIRIA que se trata de uma “boa oportunidade” para a empresa, visto que o volume de compras do Lidl “é grande”.

Por enquanto, a Dona Rainha está a fornecer entre cinco a oito paletes por semana, o que equivale a cerca de sete mil pacotes de bolachas.

“A aceitação tem sido muito boa”, diz o gerente, adiantando que foi mesmo pedido à empresa que fornecesse o dobro. “Para isso, dentro de alguns meses teremos de investir numa nova linha de produção”.

Também de Caldas da Rainha, a Fábrica de Cavacas está a fornecer ao Lidl bolachas de amendoim.

“Está a correr bem, estamos felizes”, afirma o gerente da empresa, que já trabalhava com a grande distribuição (Auchan, Continente e Dia, às quais fornece cavacas, beijinhos, suspiros, waffers e também as bolachas de amendoim).

O empresário reconhece que foi uma “mais-valia” vender para a grande distribuição durante o confinamento, porque não houve grandes quebras nas vendas, mas admite que por vezes as cadeias “espremem” as margens, o que para as pequenas empresas é complicado. “Mas vamos conseguindo trabalhar”.

A iniciativa Da Minha Terra foi lançada pelo Lidl no final de Setembro, “em contexto de pandemia, para apoiar produtores portugueses”.

Das 180 candidaturas, foram seleccionados cerca de 70 produtores que, por cumprirem os critérios pré-definidos e revelarem potencial nos produtos propostos, foram convidados a apresentá-los de forma presencial num formato de pitch.

E entre estes foram depois escolhidos 35 novos fornecedores nas áreas de charcutaria, queijos, doces e bolos secos, que estão à venda nas lojas da insígnia alemã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ