Economia
É muita fruta! Da pêra rocha para o Brasil ao coco para Angola
As exportações de fruta do distrito de Leiria atingiram no ano passado os 51,9 milhões de euros. Tanto vendemos pêras e maçãs para o Brasil como cocos e castanhas do Brasil para Angola
Em 2015 as exportações de frutas do distrito de Leiria somaram 51,9 milhões de euros, uma quebra de 2,8% face aos 53,4 milhões do ano anterior.
Os dados obtidos junto do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem perceber que o maior mercado de destino das vendas do distrito no capítulo 'frutas, cascas de citrinos e de melões' é o Brasil.
E o que exporta Leiria para o país de Vera Cruz? Sobretudo produtos do subgrupo 'maçãs, pêras e marmelos frescos'.
No ano passado foram 22,3 milhões de euros, uma quebra de 9% em relação a 2014, quando as exportações destes frutos somaram 24,6 milhões de euros.
O segundo mercado de destino das maçãs, pêras e marmelos frescos é França, para onde foram vendidos 6,5 milhões de euros, menos 15% do que no ano anterior.
Pelo contrário, para o Reino Unido as vendas subiram 27%, totalizando 5,6 milhões de euros; para Espanha cresceram 17% (dois milhões de euros de vendas) e para a Alemanha aumentaram 5% (totalizando 1,5 milhões).
No total, as exportações deste subgrupo ascenderam a 44,4 milhões de euros.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo