Sociedade

Ecovia vai ligar Fátima e o Santuário da Ortiga

18 dez 2019 18:00

Já aprovado pela Câmara de Ourém, projecto conta com o apoio financeiro de uma fundação americana.

ecovia-vai-ligar-fatima-e-o-santuario-da-ortiga
Santuário da Ortiga ficará ligado à Cova da Iria por um corredor "ambientalmente sustentável"
DR

Garantir um corredor ambientalmente sustentável, com condições adequadas à mobilidade pedonal e ciclável, é o objectivo da futura ecovia que vai ligar Fátima e o Santuário da Ortiga. Aprovado esta semana pela Câmara de Ourém, o projecto incide numa extensão aproximada de 2500 metros e tem um custos estimado em 875 mil euros, dos quais, cerca de 480 mil correspondem à reabilitação de pavimentos.

A concretização da obra conta com o apoio de uma fundação americana - American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation) -, que comparticipa com 150 mil euros ao abrigo de um protocolo assinado em 2018 com o Município de Ourém.

Numa nota de imprensa, a Câmara adianta que o projecto de execução prevê a construção de uma ecovia com três metros de largura, “desenvolvida paralelamente à faixa de rodagem com um espaço verde de largura variável a dividir as duas estruturas”. Está também contemplada a remodelação do cruzamento da estrada de Nossa Senhora da Ortiga com a Rua do Rossio e a estrada de Fátima, através da construção de uma rotunda e reabilitação parcial do pavimento existente.

A Autarquia frisa que a obra permitirá proporcionar “condições de mobilidade e segurança aos peregrinos” e melhorar as condições de circulação automóvel no local, “além do redimensionamento do cruzamento da estrada do Alveijar – Moimento com a construção de uma rotunda num local que regista inúmeros acidentes graves”.

Estes pressupostos “constituem um passo importante na afirmação de Fátima como cidade inclusiva, possibilitando a extensão do corredor pedonal e ciclável existente na Avenida D. José Alves Correia da Silva até ao Santuário da Ortiga”, reforça o Município.

O concurso da obra será aberto na próxima reunião da Câmara de Ourém.