Desporto

Elas são o grande apoio de um jogador de futebol

13 out 2016 00:00

Psicólogas, nutricionistas e donas de casa são também esposas e namoradas dos desportistas

elas-sao-o-grande-apoio-de-um-jogador-de-futebol-5188
Daniela Franco Sousa

Para aqueles que consideram a vida de jogador de futebol muito exigente, eis que este artigo pode mudar um pouco a sua perspectiva das coisas.

Isto porque as conquistas de um desportista nem sempre resultam do seu esforço solitário e, muitas vezes, na retaguarda, este conta com uma esposa ou uma namorada, que abdica de quase tudo na vida para o ajudar a alcançar o sonho.

Longe de casa, do glamour e das revistas cor-de-rosa, são muitas as mulheres que funcionam como nutricionistas, domésticas, “polícias” do sono e, não raras vezes, como psicólogas de primeira linha dos futebolistas.

O JORNAL DE LEIRIA foi conhecer algumas destas senhoras, suportes fundamentais para alguns dos jogadores da União de Leiria.

Lorena Figueiredo, brasileira de 23 anos, é um desses exemplos. Largou o emprego e suspendeu o curso de Farmácia para viajar de Itabuna, na Baía, para a cidade de Leiria. Do lado de cá esperava-a Alexandre Pereira (Xande), defesa central da União de Leiria.

A iniciativa de trazer Lorena partiu do próprio futebolista, que chegou a Leiria há um ano e dois meses, mas que ao cabo de oito meses a viver sozinho em Portugal já não tinha condições anímicas para se manter em campo.

Os jovens moravam juntos no Brasil e até à partida de Xande para Leiria - apesar de o jogador já ter assinado por diferentes clubes no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre – o casal nunca tinha ficado separado por tantas horas de viagem com um oceano pelo meio.

Leiria foi a primeira experiência do defesa central fora do seu país. “Ao ficar afastado da família e dos amigos, a viver numa outra cultura, o Xande começou a ficar abatido e a faltar ao futebol. Tinha muitas saudades e já não mostrava a alegria de sempre”, recorda Lorena.

Com recurso às poupanças docasal, Lorena decidiu então deixar tudo para trás e partir em auxílio.

A mudança no estado de espírito do futebolista foi óbvia, considera a namorada, que reconhece a importância do apoio das companheiras no equilíbrio emocional dos jogadores.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo