Sociedade
Em Caldas, há uma freguesia com moradores oriundos de 40 países
Dividida entre a cidade e o campo, a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, em Caldas da Rainha, acolhe cidadãos provenientes de 40 países e dos cinco continentes.
O namoro entre Jean Pierre Hougas e Portugal começou há cerca de 20 anos. Desde o ano 2000, que, “sempre que tinha dois ou três dias disponíveis”, apanhava o avião e vinha a Lisboa “aproveitar o sol”. Mas foi por amor a uma portuguesa, natural de Caldas da Rainha, que este francês, nascido há 72 anos, se fixou em Santo Onofre, freguesia deste concelho.
A mudança aconteceu em 2008, já na fase final da sua carreira profissional como consultor e gestor de empresas e num momento em que estava “cansado” de viver numa grande cidade. “Andámos dois anos à procura de c asa em Peniche, Nazaré, Bombarral... Finalmente, chegámos às Caldas. É uma cidade maravilhosa. Jovem, turística, artística, musical e comercial”, descreve Jean Pierre, que esteve na fundação da secção da União dos Franceses no Estrangeiro para a zona entre a Ericeira e a Figueira da Foz, organização que presta apoio aos cidadãos francófonos que se fixem neste território. E, assegura este parisiense, são cada vez.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.