Sociedade

Empregabilidade dos cursos do IPLeiria oscila entre os 86,5 e os 100%

19 jul 2018 00:00

Dados do portar Infocursos revelam que a licenciatura de Português/Chinês tem uma taxa de desemprego de 0% entre os diplomados entre 2012 e 2016.

empregabilidade-dos-cursos-do-ipleiria-oscila-entre-os-865-e-os-100-8949
Maria Anabela Silva

No Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) há um curso com uma taxa de desemprego de 0%. É a licenciatura de Tradução e Interpretação Português/ Chinês e Chinês/Português da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) que, no ano passado, não tinha qualquer diplomado entre 2012 e 2016 inscrito como desempregado no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Pelo contrário, o curso de Serviço de Social, daquela mesma escola, apresentava uma taxa de desemprego de 13,5%.

Os dados constam do portal Infocursos, uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que fornece informações, curso a curso, para “apoiar as escolhas no acesso ao ensino superior”.

Importa, contudo, frisar que os dados relativos à empregabilidade não permitem, por exemplo, distinguir se o recém-diplomado se encontra ou não a trabalhar na sua área de formação. Ou seja, pode ser contabilizado como empregado embora não esteja a desempenhar funções relacionadas com o curso que tirou.

Ressalva feita, voltemos aos números disponíveis no Infocursos (infocursos. mec.pt), segundo os quais, no IP Leiria os curso de Educação Básica e de Enfermagem aparecem com taxas de desemprego, respectivamente, de 0,8% e de 1,4%. No pólo oposto, estão, além de Serviço Social, os cursos de Comunicação e Média e de Solicitadoria, com 9,9 e 9,1% de diplomados inscritos como desempregados no IEFP.

Para Cristina Nobre, coordenadora do curso de Tradução e Interpretação Português/Chinês e Chinês/ Português, e Sandrina Milhano, directora da ESECS, os bons resultados desta licenciatura, no que à empregabilidade dizem respeito, devem- se , sobretudo, “à excelência da formação obtida durante os quatro anos da licenciatura e à coesão do seu plano curricula

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ