DEPRESSÃO KRISTIN
Equipa de psicologia da Câmara de Leiria apoia utentes do Viver Activo em situação de maior fragilidade
Cerca de 100 pessoas evidenciaram necessidade de acompanhamento psicológico
Os utentes do programa Viver Activo estão a receber psicológico da equipa da Câmara de Leiria, em resposta à fragilidade emocional manifestada por alguns participantes, na sequência dos impactos provocados pela depressão Kristin, que recentemente afectou o concelho de Leiria.
A vereadora Ana Valentim explica que o seu colega Carlos Palheira, com o pelouro do Desporto, referenciou "algumas pessoas do projecto", alertando que "estavam necessitadas de apoio psicológico".
Até ao momento, cerca de 100 utentes encontram-se inscritos para beneficiar deste apoio, informa uma nota de imprensa.
A autarca, com o pelouro da Acção Social e da Saúde, acrescenta que a equipa de psicólogos irá avaliar os utentes identificados, que terão acompanhamento psicológico de forma individual, pelo menos, durante o mês de Março. “Podem ser apenas duas ou três sessões, ou mais, consoante o estado emocional de cada um”, aponta.
Ana Valentim revela ainda que os idosos, tradicionalmente são menos receptivos ao apoio psicológico, mas, desde a depressão Kristin têm aceitado muito bem o acompanhamento das equipas, que lhes levam "uma palavra de alento e conforto".
Entre os dias 5 e 27 de Fevereiro, as equipas de psicologia da autarquia já realizaram 320 atendimentos, enquanto os elementos da acção social efectuaram 1.191 atendimentos sociais.
As consultas junto dos utentes do Viver Activo decorrem entre as 9:15 e as 17:00, no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria, onde funciona o programa.
“Com esta resposta, o programa Viver Activo reforça o seu compromisso com a promoção do bem-estar físico, psicológico e social dos seus participantes, assegurando uma intervenção atempada junto de quem necessita de acompanhamento emocional neste período”, acrescenta o comunicado.