Sociedade
Equipa do MARE doa bens essenciais, materiais escolares e presentes à Associação Aconchego
Casa de acolhimento temporário para bebés e crianças tem instalações em Peniche
A equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Instituto Politécnico de Leiria, uniu-se para juntar e doar bens essenciais, materiais escolares e presentes à Associação Aconchego, uma casa de acolhimento temporário para bebés e crianças de ambos os sexos, integrada no Centro Social Padre Bastos, em Peniche.
Maria Jorge Campos, coordenadora do MARE - IPLeiria, explica que, "com a dinamização desta acção quisemos, acima de tudo, proporcionar algum conforto e alegria às crianças que estão na Associação Aconchego nesta quadra natalícia. Para isso, a associação enviou-nos uma lista de desejos das crianças e uma lista dos bens essenciais e materiais que mais necessitavam e, no almoço de Natal da nossa equipa, foram doados os presentes e bens e materiais indicados pela associação”.
"Dos bens essenciais doados contam-se shampoos, amaciador de cabelo, gel de banho, toalhitas, fraldas, escovas e pastas de dentes, e ainda alguns materiais escolares e produtos de higiene, como cadernos, dossiers, esferográficas, lápis e canetas. Já da lista de desejos das crianças foi possível juntar e entregar calçado e roupa, brinquedos para diferentes idades, bolas de futebol, livros, plasticinas, chocolates, entre outros", especifica o IPLeiria em nota de imprensa.
"Inaugurada em Janeiro de 2001, a Associação Aconchego tem uma estrutura semelhante ao modelo familiar, para que as crianças se sintam num ambiente protector e seguro. Durante o tempo que residem na associação, as crianças contam com uma equipa técnica e uma equipa de apoio, que procuram promover um desenvolvimento integral saudável e adequado às características e necessidades de cada criança. A par do trabalho diário, a equipa da Associação Aconchego intervém também na definição e concretização do projecto de vida das crianças, que pode passar pela reunificação familiar, acolhimento familiar, adopção ou autonomização", contextualiza ainda.