Sociedade

Escola D. Pedro I, de Alcobaça, inaugura sala multideficiência

13 jan 2024 09:30

Espaço polivalente é destinado a alunos com necessidades especiais em idade correspondente ao 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário

escola-d-pedro-i-de-alcobaca-inaugura-sala-multideficiencia
Espaço é coordenado pela Associação Solidariedade Sublime
CMA

Foi inaugurada quinta-feira a sala multideficiência da EB 2/3 D. Pedro I (Agrupamento de Escolas de Cister), um espaço polivalente destinado a alunos com necessidades especiais em idade correspondente ao 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

O espaço, informa Câmara de Alcobaça, é coordenado pela Associação Solidariedade Sublime e conta com o apoio do Município, da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e de outras entidades.

"É o resultado do esforço colectivo de toda a comunidade escolar e contou com o envolvimento decisivo de pais, alunos, professores, auxiliares e coordenadores. A sala multideficiência representa um apoio inovador e proactivo durante os horários de trabalho dos encarregados de educação com actividades adequadas às necessidades específicas dos alunos", faz saber a autarquia.

“A componente de apoio à família (CAF) é um direito de todas as famílias, mas infelizmente a lei é omissa para estas crianças e jovens. Com este espaço estamos a promover a inclusão social destas famílias fazendo cumprir os seus direitos. A minha felicidade é a vossa felicidade e tudo farei para alimentar esse sentimento nos vossos corações e nos corações de todos os alcobacenses”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

O edil destacou ainda que “a criação deste espaço honra o espírito pioneiro de Alcobaça, em particular no que diz respeito à educação, tendo sido no Mosteiro de Alcobaça que se realizou a primeira aula pública em Portugal, a 11 de Janeiro de 1269. Celebrar os 755 anos desta data com a inauguração deste espaço é motivo de grande orgulho.”