Sociedade
Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal vence o Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas
“Portable Football Arena” consiste na proposta de um sistema low budget de monitorização e treino portátil de equipas de futebol e futsal
A ideia Portable Football Arena, da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal alcançou o primeiro lugar do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024.
A iniciativa, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro), destacou a criatividade, inovação e viabilidade, da ideia apresentada pelos alunos que reflecte "o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos".
Segundo um comunicado do estabelecimento de ensino, a vitória "coloca em evidência a excelência educativa" e "a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras".
O segundo lugar foi conquistado pelo projecto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Pólo Sever do Vouga com o projecto “Pedal Turístico”.
A final do concurso realizou-se ontem, dia 5, na Universidade de Aveiro.
No dia 31, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a ideia da ETAP também já tinha vencido a final intermunicipal do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), após ter ficado no primeiro lugar do pódio, na final municipal, em Pombal.
O Portable Football Arena, apresentado pelos formandos finalistas Manuel Sav’yak e José Costa do Curso Técnico de Mecatrónica, consiste na proposta de um sistema low budget de monitorização e treino portátil de equipas de futebol e futsal, a fim de elevar o nível de preparação dos jogadores e aumentar a percepção dos treinadores do desempenho dos atletas ao longo da época.
O Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões, da Escola Secundária de Tondela, prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador.
O Pedal Turístico Região de Aveiro, apresentado pelo Pólo Sever do Vouga, da Escola Profissional de Aveiro, apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em electricidade, transformada em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.