Sociedade

Escultura “Futuro” colocada no jardim da Almuinha Grande

4 jan 2022 11:10

Da autoria de Ricardo Romero, o conjunto escultórico pretende passar uma mensagem de “resiliência e determinação de Leiria na construção do futuro”.

escultura-futuro-colocada-no-jardim-da-almuinha-grande
Peça foi executada em poliestireno expandido
Ricardo Graça

O jardim da Almuinha Grande, em Leiria, tem uma nova escultura: “Futuro”. Da autoria de Ricardo Romero, a peça é constituída por duas figuras humanas – uma criança e uma mulher – e representa a esperança, a recuperação e “a necessidade de avançar para o futuro”.

Numa nota publicada na sua página de facebook, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, explica que, no contexto actual de pandemia, a obra “pretende passar uma forte mensagem de resiliência e de determinação de Leiria na construção do futuro e do papel que as novas gerações representam nesse caminho”.

A peça, que suscitou alguma polémica aquando a sua apresentação, foi adjudicada pelo município em Fevereiro do ano passado por 25 mil euros, acrescidos de IVA

Na ocasião, o autor explicou que o conjunto escultórico “fala do futuro”, com a criança a representar gerações mais novas a plantar para colher no futuro, que se espera serem tempos mais prósperos”.

A peça simboliza também “a relação entre o jardim, enquanto zona para usufruto de toda a população, e o tempo, realçando a importância do diálogo intergeracional e interligando passado, presente e futuro”.

A peça, executada em poliestireno expandido e revestida com “uma mistura de fibra de vidro e resina acrílica unicolor”, está assente numa base de aço.