Sociedade
ESECS abre janela digital à infância com um ciclo internacional
Evento realiza-se no próximo dia 4 de Maio e tem transmissão online
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria vai promover, em parceria com a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), o II Ciclo Internacional de Conferências - Infância & Educação, que decorre nos meses de Maio e Junho em formato digital.
A abertura do ciclo de conferências decorrerá na próxima terça-feira, dia 4 de Maio, a partir das 16 horas, com a presença de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Sandrina Milhano, directora da ESECS, Miguel Oliveira, docente da ESECS, Maria João Cardona, da Escola Superior de Educação de Santarém, Liliana Marques, da Direção-Geral da Educação, Luís Ribeiro, da APEI, Teresa Vasconcelos, aposentada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e um representante do Ministério da Educação, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
Na abertura do ciclo será homenageada Maria Isabel Ramos Lopes da Silva, uma das referências da educação de infância e a personalidade mais impactante no que ao currículo da educação pré-escolar diz respeito.
Doutorada em Ciências da Educação, coordenou as equipas encarregadas da elaboração das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), em 1997 e 2016. Tem exercido actividades docentes na formação inicial e contínua de educadores de infância e em cursos de mestrado e pós-graduação para docentes de diferentes níveis educativos.
A primeira conferência subordinada ao tema Intencionalidade educativa e gestão do currículo na educação pré-escolar: Ambiguidades e desafios na implementação das OCEPE começa pelas 17:30 horas.
O II Ciclo Internacional de Conferências, organizado no âmbito da coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, contará com conferências sobre a educação em geral e a educação de infância no actual contexto de pandemia, com partilhas acerca da pedagogia e currículo da creche e do jardim-de-infância, a arte e a natureza no contexto educativo, o documentar as aprendizagens, e a escuta activa e agência da criança.
Os conferencistas vão ainda abordar modelos, abordagens e práticas diferenciadas, e partilhar conteúdos da Prática de Ensino Supervisionada em mestrados de ensino, nomeadamente sobre a emergência da leitura e da escrita ou sobre o papel das famílias e da comunidade.
Será promovida uma conferência por semana, ao longo dos meses de Maio e Junho, transmitida via Zoom e na plataforma Youtube.
Cada conferência terá a duração aproximada de 120 minutos, com os oradores a fazerem uma apresentação de cerca de 15 minutos.
As sessões encerrarão com um espaço de diálogo, reflexão e debate entre os participantes.
O programa das oito conferências promovidas no âmbito do II Ciclo Internacional – Infância & Educação pode ser consultado em https://sites.ipleiria.pt/cicie2021/programa/.
A participação em cada conferência é gratuita, mas com inscrição obrigatória em https://bit.ly/3gEOedf.